• Vamos falar sobre o seu projecto?
  • +351 918 941 840

Se pensarmos na importância que a internet tem na nossa vida, que todos nós estamos a passar cada vez mais horas “online”, e na constante evolução nas tecnologias de informação, facilmente percebemos que as empresas que ainda não estão a investir em marketing digital, estão simplesmente a deixar-se ultrapassar pela concorrência que já o faz… e a perder clientes! Se não queres ser um desses casos, este artigo é para ti.

  1. Gestão de Redes Sociais
  2. Landing Pages
  3. Email Marketing e Automação
  4. Conversão
  5. Integração de plataformas
  6. Análise e Report

Estas são algumas das ferramentas de marketing digital que considero indispensáveis e que normalmente fazem parte dos meus projectos. Se ainda não utilizas algumas destas ferramentas, considera começar a explorá-las o quanto antes, pois poderão ser uma preciosa ajuda para conseguires obter vantagens competitivas sobre os teus concorrentes. Por outro lado, em alguns casos a curva de aprendizagem pode ser longa, por isso, quanto mais cedo começares, mais rapidamente vais conseguir tirar partido das mais-valias de cada uma.

Grande parte destas ferramentas já as utilizo numa base diária, outras estão ainda estão em fase de “testes” e aprendizagem….se estás a dar os primeiros passos em Marketing Digital, vai-te habituando à ideia de estar em aprendizagem  permanentemente, não só de ferramentas, mas também de novas estratégias.

E lembra-te, não são as ferramentas que fazem o profissional, mas sim o que tu fazes com elas e as estratégias que implementas 🙂 . Bem, vamos lá então ao que interessa.

 

Gestão de Redes Sociais

Swonkie

A Swonkie é uma plataforma de gestão de redes sociais portuguesa, e só por isso já parte em vantagem face a outros players. Comecei a usá-la devido à necessidade de agendar stories no Instagram e rapidamente fiquei fã. Podes gerir vários perfis em simultâneo e gosto particularmente dos relatórios que rapidamente consegues extrair. Os preços são convidativos e se passas parte do teu dia a gerir a presença social da tua marca / empresa, vale a pena conheceres a ferramenta.

 

Landing Pages

Uma landing page não é mais que uma página web concebida com um único objectivo: CONVERTER! São páginas pensadas ao pormenor para conduzir os visitantes a uma determinada acção, que normalmente consiste numa compra ou no preenchimento de um formulário para gerar leads para o negócio. O objectivo é limitar as opções e as distracções que o utilizador tem quando chega à página, de forma a direccioná-lo para um objetivo claro.

Instapage

O Instapage é a plataforma de construção de landing pages que mais tenho usado, pois além de intuitiva acaba por ser bastante completa a nível de recursos e integrações com outras plataformas, sem ser o mais caro.

Unbounce

Unbounce é provavelmente “o topo de gama” no que diz respeito aos builders de landing pages, facto que também se reflecte no preço. É uma das plataformas que ainda estou a explorar. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de termos texto dinâmico nas páginas, e integrar isso com as nossas campanhas de Google Ads, de forma personalizar a experiência do utilizador (e principalmente o índice de qualidade dos anúncios).

Landingi

Outra solução bastante interessante é o Landingi, não só pela questão do preço (a mais acessível das três) mas principalmente porque já inclui no plano base alguns recursos muito interessantes com a possibilidade de ler os UTM´s (origem do tráfego) associados à conversão, ou a inclusão de pop-ups de saída.

Existem várias outras opções que poderás igualmente explorar para a construção de landing pages, como por exemplo: Converdy, Convertri, LeadPages ou WordPress.

 

Email Marketing

Mailchimp

O Mailchimp é provavelmente a ferramenta de email marketing mais conhecida no mercado, e quanto a mim, das mais fáceis de usar. Os templates são bastante intuitivos e rapidamente constróis a tua campanha de email marketing. Se pretendes construir uma campanha de automação simples e sem complicar muito é também uma excelente opção. Hoje em dia as contas são grátis até 2.000 emails, portanto se procuras uma ferramenta para dares os primeiros passos esta será provavelmente uma boa opção.

Hack: Uma das grande mais valias da ferramenta é a possibilidade de sincronizares as tuas listas de emails com a tua conta de anúncios no Facebook. Desta forma, consegues criar públicos personalizados para as tuas campanhas de remarketing no facebook, muito mais facilmente.

Active Campaign

Active Campaign é das ferramentas que nos últimos tempos mais me tem surpreendido e à qual tenho dedicado algum tempo de aprendizagem. É uma plataforma muito completa, que basicamente nos permite ter um “mini-CRM”, isto é, ter o histórico completo de todas as interacções entre os teus contactos e o teu site, para isso basta que instales um pequeno código no teu site ou landing page. Por outro lado, podes construir um funil (ou vários) adaptado ao teu negócio e ter uma gestão completamente automatizada das tuas leads, mas para isso já vais precisar de um upgrade no plano. Ao nível de automações que te permite fazer é bastante completa, e se acrescentar-mos a isso o sistema de lead score….tens aqui uma mina por explorar!

E-goi

Comecei a usar o E-goi há uns anos atrás e na altura confesso que não gostei da experiência tendo depois optado pelo Mailchimp. Mas confesso que estou surpreendido pela evolução da plataforma sendo agora uma das mais completas no mercado. Já incorpora automação, envio de SMS, notificações push e o sistema “track & engage” que nos ajuda a perceber toda a interacção com o nosso webiste e campanhas de email marketing. Vou brevemente novamente voltar dedicar tempo a explorar o E-goi.

 

Integração de plataformas

Zapier

O Zapier e provavelmente um dos melhores amigos dos profissionais de marketing digital, pois permite-nos fazer a integração entre ferramentas de marketing digital e automatizar muitas tarefas (o que nos poupa imenso tempo!), sem precisarmos de um programador! O exemplo mais comum da utilidade do zapier é quando estamos com campanhas de geração de leads no Facebook. Com o zapier é possível, por exemplo, enviar as leads automaticamente para o nosso sistema de email marketing, e ai criar uma campanha automação direccionada às leads recebidas. Outra possibilidade, até com um preço mais acessível, é o Integromat.

 

Conversão

O Marketing Digital é um ciclo permanente de aquisição, conversão, retenção e fidelização: Precisas de atrair tráfego qualificado para o teu site, converter essas visitas em leads, de seguida trabalhar e nutrir essas leads de forma a torná-las em clientes recorrentes, e evangelizadores da tua marca.

Hello Bar

O Hello Bar pertence ao Neil Patel, uma das grandes referências do Marketing Digital em todo o mundo. Entre outras funcionalidades, destaco a criação de pop-ups para geração de leads (eu uso apenas os pop-ups de intenção de saída) e a barra fixa que podes colocar com mensagens personalizadas, tanto no canto superior ou inferior do teu site / blog.

OptinMonster

O OptinMonster é mais um ferramenta para te ajudar a capturar leads através de formulários e pop-ups. “Ah e tal mas ninguém gosta de pop-ups….” Bem, se pensares que grande parte do tráfego no teu site ou blog são visitantes que não convertem é fácil entender a importância destas ferramentas para a tua estratégia. Bem já estamos a divergir…mas o essencial a reter é que o OptinMonster pode ser bastante eficaz na conversão dos visitantes em leads para o teu negócio.

CallPage

Se ainda não conheces o CallPage esta é ferramenta de Click2call fantástica que te vai ajudar imenso no processo de geração de leads, pois permite aos utilizadores solicitar um contacto telefónico imediato e sem custos para ele. Esta ferramenta ao serviço da tua equipa comercial poderá ser muito poderosa!

Proof

Proof é um plugin de “prova social” para informar os utilizadores das acções que estão a ocorrer no teu website, por exemplo, numero de visitas, subscrição de newsletters, compras, etc. Óptimo para ajudar a estabelecer maior confiança nos teus produtos ou serviços.

Hotjar

Hotjar é a ferramenta que te ajuda a perceber o comportamento dos utilizadores no teu website: por onde navegam, o que fazem, onde clicam, possíveis barreiras à conversão, etc. Não só criar mapas de calor com base nos cliques, como também permite gravar até 1000 sessões por dia na versão gratuita, por isso não tens desculpas para não a usar.

 

Análise e Report

Google Analytics

O Google Analytics o dispensa apresentações. É imprescindível para conseguirmos a analisar as métricas digitais e de negócio, de forma a que consigamos compreender o sucesso (ou não) da nossa estratégia, quais os canais e as acções realmente estão a funcionar, e qual o retorno do teu investimento. Trabalhar em marketing digital e não usar o Google Analytics é estar a trabalhar “às escuras”, portanto, esta será certamente uma das ferramentas que mais vai usar. Só assim vais conseguir dar resposta a estas e a muitas mais perguntas:

  • Quantas visitas tem o meu site?
  • De onde vêm as leads?
  • Que canais convertem mais?
  • Quanto custa obter uma lead / cliente?
  • Qual o impacto nas vendas destas acções de marketing digital?

Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita que te vai poupar imenso tempo na construção de reports. Sendo uma ferramenta Google facilmente integras os dados do Analytics, Google Ads, Google Sheets e Youtube.  Basta “desenhares” o teu relatório uma vez, e assim estiver pronto vais poder partilhá-lho com quem quiseres e os dados actualizam em tempo real (bye bye excel)! O único ponto negativo que tem é quando queres incorporar dados fora do universo google e ai o processo já é um pouco mais complicado.

 

Contact

Vamos falar?

Sinta-se à vontade para me contactar e solicitar mais informações
sobre os meus serviços. Marcamos uma reunião?

Vamos falar sobre o seu projecto

Que desafios enfrenta o seu negócio actualmente? Vamos definir estratégias de marketing digital que lhe permitam impulsionar os seus resultados.

Visibilidade nos motores de busca

Se o seu site não está posicionado nos primeiros resultados do Google, então está a perder potenciais clientes, vendas e, acima de tudo, dinheiro. Vamos mudar isso?

Atrair clientes para o seu negócio

Está farto de perder clientes para a concorrência? Então vamos definir estratégias para atrair mais visitas ao seu website. Alcance os clientes quando eles estão à sua procura.

Contact